Estudo mundial levanta os dados da internet no Brasil e no mundo
Há um estudo feito pelo pessoal da We Are Social e Hootsuite que revela dados interessantes: o Digital in 2017 Global Overview. Saber ler estes resultados têm implicações importantes para as empresas, governos e sociedade em geral.
São apenas 25 anos desde que Tim Berners-Lee colocou a “World Wide Web” à disposição do público, desde aquela época, a Internet foi se tornando parte integrante da vida cotidiana da maior parte da população mundial.
No mundo, por exemplo, mais da metade da população mundial usa a internet. Mas, não é apenas a internet que está crescendo rapidamente, é possível identificar uma série e pontos importantes neste relatório:
-
Mais da metade do mundo agora usa um smartphone;
-
Quase dois terços da população mundial tem agora um celular;
-
Mais de metade do tráfego da web mundial vem de telefones celulares;
-
Mais de metade de todas as conexões móveis em todo o mundo são agora “banda larga”;
-
Mais de um em cada cinco indivíduos do mundo fez compras online nos últimos 30 dias.
Compilamos em um infográfico alguns dados sobre a internet no mundo:
E o que é de interessante neste relatório é o cruzamento de dados com os perfis brasileiros.
Internet no Brasil em 2017
Os dados na internet no Brasil são interessantes:
-
Somos, aproximadamente, 139 milhões de internautas tupiniquins;
-
Metade da população brasileira acessa a internet por dispositivos móveis;
-
58% dos brasileiros utilizam redes sociais;
-
Gastamos, em média, 8h56m diárias conectados, 3h43m nas redes sociais.
Sã0 dados que mostram como a população brasileira está cada vez mais móvel (um dado surpreendente é o número de chips móveis maiores do que a população total). E é claro, utilizamos muito as redes sociais, dentre elas o YouTube, Facebook e Instagram.
Criamos um infográfico com algumas informações:
Isso também reflete quanto ao comércio eletrônico:
-
58% dos brasileiros pesquisam sobre produtos na internet;
-
60 milhões de brasileiros já compraram via internet sendo que 26% já compraram pelo celular;
-
O ticket médio de compra em e-commerces em 2016 foi de $274 dólares.
Para o profissional do comércio ou de marketing estes dados são importantes. Seja na hora de analisar dados do mercado e estudar o comportamento do consumidor no ambiente digital, mas também para apresentá-los à um cliente (se você for um consultor) ou para justificar ações para seu chefe (caso trabalhe em um departamento de marketing).