Federaminas empossa Conselhos
Alexandra Antunes- Presidente da ACE Unaí é empossada
no Conselho Estadual do Meio Ambiente
 
 
A Federaminas empossou, na noite de quinta-feira, 25 de agosto, os integrantes dos Conselho Estadual de Jovens Empresários (CEJE), Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMA) e Conselho Estadual de Assuntos Tributários. A cerimônia ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais – ACMinas – em Belo Horizonte, com a presença de empresários, representantes do governo municipal e estadual, diretores de associações comerciais, jornalistas e o candidato à prefeitura de Belo Horizonte, o deputado estadual João Leite (PSDB).
 
O presidente da Federaminas, Emílio Parolini fez a abertura do evento, reiterando que o momento também era comemorativo ao aniversário da ACMinas. “É com grande satisfação que realizamos esta cerimônia que se integra às comemorações dos 115 anos de fundação da Associação Comercial e Empresarial de Minas. A história da Federaminas está definitivamente ligada à da associação, que a abrigou por quase cinco décadas, período em que, em perfeita simbiose, ambas as entidades realizaram movimentos da maior relevância para o desenvolvimento socioeconômico mineiro. A iniciativa que se realiza nesta noite, com a instituição de três novos conselhos na Federaminas, é um exemplo do compromisso da entidade com o desenvolvimento empresarial. Três áreas de grande relevância para o empresariado mineiro passam, a partir de agora, a contar com grupos de profissionais altamente empenhados e capacitados para discutir e aprimorar ações e projetos que a Federaminas disponibilizará a todo o nosso movimento associativo”, disse Emílio.
 
Emílio destacou que as questões ambientais ligadas ao desenvolvimento econômico serão o centro das atenções do Conselho Estadual de Meio Ambiente. Na condição de ocupante de cadeira no Copam – Conselho Estadual de Política Ambiental, a Federaminas se depara com diversas demandas referentes a empresas e defende que o desenvolvimento econômico-social deve ser construído de forma responsável, respeitando-se o meio ambiente. “Essa preocupação é, sem dúvida nenhuma, papel de todos nós como empresários que vislumbramos um planeta sustentável para as futuras gerações”, observou.
 
Sobre o Conselho de Jovens Empresários, Emílio ressaltou: “esse Conselho é, para nós, uma volta ao nosso passado de empreendedor jovem. Foi como Presidente da ACIA Jovem, em Araxá, que efetivamente nos iniciamos na liderança da classe empresarial. O empreendedorismo jovem é o futuro do mercado, e esses empresários precisam estar preparados e inseridos no associativismo para que o movimento se fortaleça”.
 
Sobre o Conselho Tributário, Emílio destacou que esse debate já acontece no âmbito da Federaminas há muito tempo, desde gestões anteriores. A Federaminas sempre buscou, através de diversas frentes, apoiar os empresários no esclarecimento da complexa legislação tributária brasileira. “Para isso, contamos por diversas vezes com nosso amigo e especialista no assunto Germano Rigotto, através de palestras e painéis sobre a questão tributária. Com a participação de Rigotto, a Federaminas desenvolveu uma série de ações sobre o tema, inclusive o projeto “Dia Sim – Dá pra Simplificar!”.
 
Conselhos empossados
 
O presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMA) da Federaminas, Marco Aurélio Moreira, afirmou que o CEMA tem entre os objetivos difundir a questão ambiental entre as associações comerciais de Minas Gerais. “Isso para que tenhamos uma prática e uma política ambiental que dê sustentação para o desenvolvimento econômico do Estado, respeitando as vocações regionais”.
 
No Conselho de Jovens Empresários (CEJE) da Federaminas, o presidente recém-empossado, Bruno França Pádua observou que irá fortalecer os movimentos jovens empresariais em Minas Gerais. “Vamos construir um modelo de governança e metas para compartilhar as boas práticas dos movimentos jovens de cada uma das cidades de Minas, integrando os líderes para gerar conhecimento e oportunidades”, explicou.
 
O advogado tributarista, Marcelo Jabour Rios, empossado presidente do Conselho Tributário da Federaminas, disse que há três questões fundamentais que serão tratadas nesse conselho: “Há muitos estudos sobre reforma tributária, mas nenhum deles apresenta fórmulas de como implementar. Precisamos encontrar a nossa forma de fazer. Essa é uma ideia inovadora, vamos lutar pela reforma tributária, mas por outro viés, não apenas apontando o que é preciso mudar, mas tentando estabelecer caminhos para concretizá-la. Como fazer? Esse é o nosso desafio. Sim, todos querem um tributo único, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), como outros países fizeram, mas as pessoas não observam o que cada país trilhou para chegar até isso. Esse tipo de estudo nós não temos. O segundo ponto pelo qual vamos lutar, é tentar combater esse ambiente de conflito de competência. O empresariado hoje, que quer pagar seu imposto, não sabe para qual ente federado pagar, e muitas vezes descobre que pagou duas vezes pelo mesmo serviço. Há empresários que correm o risco de fechar o seu negócio pois, além de terem que pagar uma carga tributária muito alta, ainda tem que honrar duas vezes pela mesma obrigação tributária. Vamos lutar contra isso. E a terceira ação é ser um ponto de apoio, tirando dúvidas, orientando, e vamos batalhar para evitar que leis e decretos sejam aprovados sem nossa participação. Queremos ser ouvidos”.
 
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Minas Gerais, Rogério Marques Noé, completou que a tributação mineira é muito complexa. “Com isso, quem mais sofre são os empresários. A existência do conselho tributário na Federação vai levar para o empresariado uma condição para que eles possam lidar melhor com essas questões para poder prosperar”.
 
Já o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA) de Minas Gerais, Víctor Vianna de Andrade, satisfeito com a participação na criação dos conselhos, anunciou: “Vamos procurar honrar esse convite trazendo ideias novas. Lá no CRA temos vários grupos de estudos temáticos, como área pública, área tributária e área financeira. Vamos trabalhar para criar ideias novas para mudar o sistema tributário brasileiro. Estamos fazendo uma parceria com a Federaminas, através do presidente Emílio Parolini e com o Sebrae, para criar um projeto de desenvolvimento regional em várias cidades, com as faculdades do interior, junto aos estudantes. Isso já começou e vai dar certo”.
Fonte: Federaminas (www.federaminas.com.br)
 


Voltar

Navegação