Marketing digital como principal estratégia para pequenas empresas

Ganhar espaço em um mundo competitivo exige que empreendedores vão além em seus conhecimentos
 
Hoje em dia as pessoas vivem conectadas. Tudo é feito na palma da mão através da tela de um celular. É possível encontrar o que se precisa em poucos segundos. Por essa razão, o empreendedor de médio ou pequeno porte – principalmente aquele que acabou de abrir sua empresa -, deve ter em mente que uma das ferramentas mais importantes para dar um empurrão em seu negócio é o marketing digital. Muitos empreendedores encontram algumas dificuldades para implantar o marketing digital quando estão no início do negócio. A falta de conhecimento quanto ao manuseio correto da ferramenta ou o pouco tempo para acompanhar, manter o conteúdo atualizado e atender as necessidades do cliente on-line são as mais comuns. Além de atualizar o blog todos os dias, elaborar postagens sobre seus produtos e observar o perfil dos clientes para mantê-los satisfeitos, é necessário analisar o resultado de tudo. Essa tarefa, às vezes, torna-se difícil devido ao acúmulo de trabalho, e fazer um cronograma para organizar e aperfeiçoar o tempo é uma boa estratégia.
 
Plataformas acessíveis Mas o empreendedor que, além de estar no começo, não possui recursos ou tem medo de investir neste segmento, pode optar pelas diversas plataformas gratuitas. MailChimp, Wordpress e Instamizer são alguns exemplos de ferramentas que permitem cadastro gratuito e ajudam na divulgação online da marca, do produto e da empresa mediante e-mails, blogs, fotos de produtos ou bastidores. São muitas opções de serviço para chamar atenção do público alvo.
 
“Mas é sempre bom procurar um profissional que entenda do assunto para obter algumas dicas. O e-mail marketing, por exemplo, exige alguns cuidados. Trata-se de uma comunicação com o cliente e não uma invasão de privacidade. Antes de enviar a campanha é preciso a autorização” Não somente no controle do investimento, mas de forma geral, existem muitas diferenças entre a mídia impressa e a digital. As campanhas digitais podem ser acompanhadas de todo lugar e a qualquer momento e dá para encerrar quando entender que o resultado não está sendo mais positivo. A análise é mais detalhada, pois oferece possibilidade de enxergar quais campos da campanha chamam mais atenção do público, além de conseguir filtrar o que quer visualizar ou não. O impresso cumpre sua missão de informar exatamente o que está no papel – não há como mudar obviamente – e, dependendo da mensagem atribuída, ele cumpre sua função de informar e registrar, deixando o processo de mensuração totalmente diferente. Não podemos determinar que o impresso é melhor que a informação on-line e ou vice-versa. Ambos cumprem sua missão de informar. No marketing digital também é mais fácil segmentar o conteúdo, escolher horário da campanha, idioma, país, sexo, interesses, tipos de dispositivos e outras temáticas. Deste modo, uma das alternativas é optar por anúncios que sejam visualizados apenas em computadores ou smartphones. Grande parte das plataformas possui essa competência. O “social media” pode determinar o rumo que quiser dar para a campanha com objetivo de resultados satisfatórios.
 
Melhores plataformas para pequenos e médios lojistas O importante é entender primeiro como funciona cada plataforma e qual o público que se quer atingir para escolher qual é a base que mais se adequa ao seu produto. Hoje não existe a melhor, tudo vai depender do seu público. Para algumas empresas a melhor plataforma é um website; em outra, o engajamento é melhor através das redes sociais; ou o mais conveniente é utilizar um simples e-mail. Tudo é questão de analisar seu público alvo no momento. A mídia social tornou-se um dos fatores determinantes na decisão de compra. Exemplo disso são as publicações que aparecem na timeline do Facebook por intermédio do que eles compartilham, curtem ou comentam. Não podemos esquecer que o comprador on-line também é um bom comprador na sua loja, e sabe se programar muito bem. E o lojista deve também ter conhecimento de como unir estas duas pontas. Trabalhar muito bem este “cross mídia” é de vital importância. Você estimula, divulga o produto e o lançamento pela internet e finaliza a venda na sua loja presencial. Esta é a pegada! Completando este raciocínio, é dar conteúdo ao seu público, porque não adianta apenas comprar curtidas ou ter um engajamento pago se você não tem um conteúdo. Por outro lado, para se manter atrativo em redes como o Facebook a identidade visual precisa estar bem feita e alinhada com a marca e os produtos da empresa, independente do setor. A credibilidade do público surge a começar do visual. As ações realizadas em campanhas patrocinadas são bastante importantes para aumentar de forma mais rápida a visibilidade da sua marca no meio digital, porém, se não realizar um bom trabalho de gerenciamento em todas as mídias pode acontecer do investimento realizado ser perdido.
 
Social media é o profissional responsável por criar conteúdo, responder aos comentários e questionamentos e lidar com a audiência que interage com a marca e a empresa em uma rede social
 
 
 


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