Conectado com as oportunidades

Omundo virtual alcançou o departamento de recrutamento de pessoal e classi?cou o velho currículo impresso em um documento secundário. Enquanto as conversas – formais ou não – já são, há um bom tempo, feitas quase que em sua totalidade por aplicativos de celular, e as relações pessoais nascem e crescem em redes sociais, na vida corporativa não poderia ser diferente. No momento de escolher o pro?ssional que irá integrar o time da empresa, os departamentos de Recursos Humanos estão se utilizando cada vez mais de ferramentas da internet.
A migração, segundo o professor de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios Renato Andrade, é uma adaptação ao mercado e vem ocorrendo mais intensamente ao longo dos últimos cinco anos. “Há um aumento considerável de interesse pelas redes sociais tanto dos pro?ssionais em busca de oportunidade, quanto de quem está fazendo algum tipo de seleção”, destaca. E os sites de per?s pro?ssionais atraem pessoas de todas as idades e pro?ssões. No entanto, a partir do ensino superior o uso destas redes se intensi?ca ainda mais. “Da mesma forma, pode-se dizer que os per?s estão cada vez melhores nestas plataformas. As pessoas buscam atualizar, fazer consultas frequentes”, comenta o especialista. Andrade, que também é autor do livro “Conexões empreendedoras”, defende que os currículos virtuais devem ser vistos como uma ferramenta de trabalho. “Tem muitas empresas hoje em dia que utilizam as redes sociais para busca exclusiva de candidatos. Estar fora delas pode signi?car perder a chance de um emprego”, aponta.
 
CURRÍCULO VIRTUAL ATUALIZADO
A dica para não ?car de fora deste mercado digital é do administrador de empresas com ênfase em Comércio Exterior Willian Bernardini, de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Segundo ele, do mesmo modo que as empresas, os candidatos estão cada vez mais interessados em manter a vida pro?ssional atualizada neste mundo paralelo. “Tenho per?l no Linkedin, que é a rede pro?ssional mais popular e usada, há cinco anos e já fui contatado por diversas empresas tanto no Rio Grande do Sul quanto em outros estados”, conta. Para Bernardini, que atualmente é proprietário de uma empresa de consultoria, não basta estar inscrito na rede social, é preciso atualizar com frequência e manter-se ativo. “Os per?s pro?ssionais na internet são uma tendência, mas não devem ser únicos meios de buscar colocação no mercado de trabalho”, reforça. Para ele, além de manter a página sempre com dados completos e atuais, é necessário investir. “Os per?s gratuitos te dão visibilidade. No entanto, quando acionamos algum pacote pago, a rede costuma dar destaque e é aí que aparecem as melhores oportunidades”, ensina.
 
PARA NÃO FAZER FEIO
Da mesma forma que existem as regras de etiqueta para a vida pessoal, na pro?ssão também há algumas boas maneiras para não fazer feio na hora de buscar uma oportunidade de trabalho. O professor de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios Renato Andrade ensina que o posicionamento de um pro?ssional é muito importante. Conforme ele, não adianta ter um per?l ótimo no Linkedin e outro cheio de más condutas em outra rede social. “A internet ajuda, mas também pode ser um desastre se o candidato ?zer algo errado.” Assim, não é recomendado, por exemplo, usar fotos sensuais, fazer comentários preconceituosos, cometer erros ortográ?cos e gramaticais, manter o per?l desatualizado. “Um comentário indesejado pode colocar uma vaga a perder, por exemplo”, alerta o especialista. Para Andrade, “tudo o que você não faria de porta aberta em casa, não faça na internet”.
 
Não basta estar inscrito na rede social, é preciso atualizar o perfil profissional com frequência e manter-se ativo


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